Arranjos de discos ou RAID para os mais familiarizados com os termos é uma maneira de agrupar um conjunto de discos com os propósitos de aumentar a capacidade de volume de dados, prover disponibilidade em casos de falha, melhorar a performance ou todas essas opções combinadas. Maiores detalhes podem ser visto na wikipedia.
É possível construir diversos modelos de RAID e cada modelo tem seus benefícios e também seus custos, sejam eles em preço, performance ou capacidade.
Abaixo segue um comparativo com alguns modelos de configuração de RAID que testei no meu laboratório.
Equipamento utilizado:
Servidor SUPERMICRO com processador Intel QUAD CORE da linha 55xx.
12 GB de memória RAM.
1 Controladora SAS/SATA 8 canais 512 MB de Cache LSI.
6 discos SATA Cheetah 450 GB 15000RPM.
No quadro abaixo mostro a capacidade de armazenamento livre após criar o RAID.
O comparativo mostra que a melhor opção em espaço disponível é o RAID 5, se o que você procura é capacidade de armazenamento essa é a opção. Uma outra opção interessante é o RAID 6 que não compromete muito a capacidade e agrega um pouco mais de disponibilidade uma vez que até dois discos podem falhar ao mesmo tempo.
Nos demais quadros abaixo é mostrado um comparativo do desempenho de cada modelo de arranjo.
* teste realizado com o hdparm -tT /dev/sdX
* teste feito com dd
Os comparativos acima mostram que se você procura por performance de acesso a melhor escolha é o RAID 10 que também oferece uma ótima tolerância a falhas, nesse caso pode falhar até 3 discos de grupos diferentes.
Uma alternativa é o RAID 50 que possui uma boa performance de acesso, capacidade de armazenamento mediana e uma boa tolerância a falhas que nesse caso permite falhar até 2 discos em cada grupo de 3 baseado na configuração usada.
* Os valores citados são referências que servem apenas para comparativos entre os demais indicadores, esses valores são facilmente modificados se a configuração do equipamento em teste for alterado.
Edison Figueira Junior
http://www.brc.com.br
http://www.omnesmartweb.com.br
Um comentário:
Muito Legal o comparativo....
Postar um comentário