Todos nós devemos conhecer ao máximo nossos direitos, percebo que ao longo dos últimos anos, nós cidadãos Brasileiros estamos cada dia mais cientes dos nossos direitos, mas e os nossos deveres, será que estamos cumprindo com eles?
Acreditem ou não, essa é minha opinião pessoal, estamos esquecendo de cumprir com nossos deveres, isso acontece todos os dias em diversas situações por dia.
Quando vamos até uma loja comprar algo, seja o que for, o vendedor que nos atende não deveria saber no mínimo o mesmo que nós? Em muitos casos (quando digo muitos quero dizer MUITOS MESMO, pois a cada dia percebo que isso esta pior), além do vendedor não saber nada sobre o produto que ele vende ele ainda tem má vontade de nos atender. Claro que em alguns casos o problema é falta de treinamento que as empresas deveriam se preocupar antes de colocar alguém para vender um produto, mas será que quando esse "vendedor" foi na entrevista de emprego ele foi sincero em dizer que não sabe nada sobre o produto e que ele tem que começar de baixo por esse motivo? Será que ele pensou, se eu estou recebendo para vender eu preciso saber vender?
Usei o exemplo do vendedor, mas isso acontece em todas as áreas, tenho certeza que muitos que estão lendo esse post deve estar pensando, nossa vc tem razão, como tem vendedor ruim hoje em dia, mas você que pensou isso, por favor se coloque no outro lado, no lado de prestador de serviço e reflita se você realmente esta cumprindo com seus deveres.
Muitas pessoas acham que cumprir o ir e vir ao trabalho, sofrer no trânsito para ir trabalhar e passar suas 8 horas no local de trabalho já caracteriza o papel cumprido, mas isso é um erro, nós não recebemos nossos salários por pegar trânsito ou ônibus lotado, nós recebemos nossos salários pelos serviços prestados ao qual nós fomos recrutados. Para aquele que destrata um cliente ou faz seu trabalho de qualquer jeito por achar que ganha pouco para isso deve ter em mente que você tem todo o direito de trocar de emprego, caso contrário você tem o dever de prestar o serviço corretamente a qual foi designado e aceito por você. Pense, não podemos pensar em direitos se não cumprimos nossos deveres.
Hoje comecei uma seleção para uma vaga aqui na empresa e o que me deixou muito intrigado foi que todos os participantes deixaram bem claro o que queriam de salário e demais direitos, mas nenhum conseguiu fazer uma avaliação que determinava o salário para a vaga, ou seja, sabem o que querem, sabem dos seus direitos, mas não conhecem e nem querem conhecer seus deveres.
Lembre-se, quando estamos contratando um serviço seja qual for ou quando estamos comprando algo seja onde for, nós somos os clientes e patrões e queremos nossos direitos, mas isso se inverte a todo momento, quando estamos do outro lado nós devemos cumprir com nossos deveres.
Direitos e deveres. Palavras simples, mas que abrigam sentidos tão complexos. Todos os indivíduos têm direitos e deveres. Devemos lutar para que os direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter consciência dos deveres e cumpri-los.
[ ] 's
Edison Figueira Junior
3 comentários:
Concordo plenamente. hoje em dia vemos isso em diversas áreas, acontece com todos, mas acho que muito disso se deve a falsa sensação de sucesso ao ingressar em uma área desconhecida, o exemplo claro é que muitas pessoas me questionam "quero ganhar dinheiro que curso de tecnologia devo fazer?" eu logo respondo se você não gosta de tecnologia não entre nessa área. Hoje vemos muitos pseudo profissionais de tecnologia querendo ganhar salários de 10 mil reais pq concluíram uma faculdade, mas na hora de mostrar o conhecimento não sabem o mínimo exigido.
Outro ponto é que acontece é que muitos profissionais dessa área não querem (ou acham que não precisam) se atualizar, ouço muitas críticas do tipo, nossa sábado a noite e vc lendo sobre tecnologia? vc é doido, quando ouço isso lembro logo do comercial da intel onde um cara responde ao amigo que quando acabar de analisar tal gráfico vai pra festa e o amigo questiona: "trabalhando a esse horário?" então o outro responde "não estou trabalhando" o que ressalta o amor pela profissão. quando há amor pela profissão casos como o do tal vendedor da claro que perguntou para um cliente quem era o fabricante do Iphone (rsrsrs) tornan-se mais dificeis de ocorrer.
By CleBeeR
Seu texto é triste mas infelizmente é tudo verdade, esta semana fui vitima de um TIRADOR DE PEDIDO da HYUNDAI e outro da HONDA, com certeza nao eh essa a ideia de atendimento das empresas.. Mas tem culpa pela falta de gerenciamento adequado.
Edison, Tenho visto muito disso, muitos reclamam os direitos e esquecem dos deveres...
Parabéns pelo post!
Postar um comentário