segunda-feira, 17 de maio de 2010

Virtualização, Problema ou Solução ?

A resposta é solução mas com alguns problemas.

Montei uma estrutura de servidores com XenServer 5.5 e posso afirmar com propriedade que o sistema de virtualização da Citrix é uma ótima alternativa para quem quer consolidar servidores. A versão gratuita possui uma interface gráfica  que facilita muito o trabalho do administrador e em pouco tempo consegui consolidar 9 dos inúmeros servidores que minha empresa possui.

O motivo que escrevo esse poste é em ajudar os administradores que podem por ventura encontrar o mesmo problema que tive em relação ao processo de backup das VMs.

Após terminar o processo de consolidação eu precisei realizar agendamentos de backups diários das máquinas virtuais hospedadas no pool. A opção escolhida por mim foi realizar backups através de snapshots a quente, pois os serviços que rodam nessas máquinas não podem sofrer paradas. 
Tudo parecia perfeito, os arquivos de snapshots estavam sendo gerados perfeitamente e eu pude confirmar isso fazendo um Disaster Recovery Test. 
Após um tempo de uso eu comecei a receber mensagens do sistema com alarmes de disco cheio, achei estranho pois o storage usado para as VMs possui o dobro de capacidade da soma de VMs criadas, depois de muita pesquisa descobri que o processo de criação de snapshot de VMs ( processo esse em documentos do Citrix e também disponível em vários scripts espalhados pela internet ) nem sempre liberava o espaço da VDI criada para realizar o snapshot. Depois de muito garimpar achei um documento que confirmava esse problema e que a solução seria utilizar o comando "coalesce-leaf" em cada VM que as VDI's perdidas seriam removidas. Esse comando só está disponível no sistema XenServer a partir do update 1. 

Em ambiente de laboratório eu confirmei que o comando "coalesce-leaf" realmente funcionava, mas somente para VMs que não apresentaram problemas de VDI perdido antes, uma vez que o problema de ocupar espaço já tinha acontecido o comando não tinha mais efeito. Ou seja, para liberar todo os espaço ocupado com os snapshots perdidos eu tinha que formatar meu SR.

Após esse trabalho de formatar o SR eu alterei um desses scripts que automatizam o backup de VMS e inclui a função de executar o comando "coalesce-leaf" ao final de cada snapshot e tudo agora está funcionando perfeitamente.

Segue abaixo o script de backup que utilizo para o processo de snapshot com as modificações acima e também algumas outras como por exemplo opção de envio de e-mail após o termino do backup.


Espero que esse post possa ajudar no mínimo a economizar noites de pesquisas.

[ ] 's

Edison Figueira Junior 

Nenhum comentário: