quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Eu confio nos meus funcionários... Será que eu devo?

Confiança, palavra tão difícil de se por a mesa hoje em dia, claro que não vamos generalizar, mas cada vez mais os valores estão ficando com a polaridade invertida como se uma grande onda magnética assolasse nosso planeta deixando as pessoas com o senso de certo e errado avariado.

Tenho o prazer de trabalhar na área comercial/técnica e com isso visito uma infinidade de clientes e ambientes, mas toda esta diversidade sempre converge para uma única coisa quando se refere ao uso da internet, NÃO PODEMOS CONFIAR CEGAMENTE EM NOSSOS COLABORADORES, digo isso com conhecimento de causa de longa data, ainda mais agora que o cerco finalmente esta apertando para os degenerados da internet, a polícia mais capacitada os magistrados mais informatizados e consequentemente mais conscientes dos problemas reais e imediatos que a internet mal utilizada pode causar.

A quantidade de MALWARES que rodam livremente na rede é um absurdo, nunca se teve tanto computador invadido no Brasil, para se ter uma ideia a cada 3,6 segundos um computador é invadido por algum tipo de malware, se compararmos com 3 anos atrás a quantidade é 5 vezes maior e pior, com tendência de aumento.

Me digam então como algum empresário que se preze pode ignorar tal fato dentro de sua empresa, será que seus dados/informações não valem nada, é tudo lixo sem valor?

Pois é exatamente assim que muitos empresários tratam suas informações, pois acham que TI é só custo por serem tecnologicamente ignorantes e esta ignorância os confunde, sabem como?

Eles confundem o mundo tangível com o mundo intangível que nós vivemos na internet.

É comum eu ouvir a celebre frase:

Não preciso controlar o acesso a internet deste funcionário pois ele é da minha total confiança, trabalha comigo há 20 anos e nunca teve um deslize!!!

Claro, então significa que este funcionário de total confiança sabe discernir um site com malware de um site comum, um e-mail infectado de um e-mail sadio, etc, etc, é óbvio que não, ele trata tudo da mesma forma como qualquer mortal comum, então o fato é: "Não podemos liberar o acesso a internet sem controle para ninguém".

Então estamos falando de pessoas de nossa confiança particular e imaginem agora aqueles funcionários com índole duvidosa, imaginem o estrago que eles podem causar utilizando a internet sem controle? Roubo de informações, pirataria, pedofilia, estelionato,etc,etc, tudo isso utilizando a sua "INOFENSIVA CONEXÃO DA INTERNET".

Imaginem a polícia federal batendo a sua porta querendo explicações detalhadas de alguma dessas ocorrências?

"MAS NÃO TEM PROBLEMA, COMIGO NUNCA ACONTECE, SÓ COM O MEU VIZINHO"

Para saber como se prevenir dos problemas acima acesse:
http://www.brc.com.br

Texto e publicação : Marcelo Negrão Casetta
http://internetcontrolada.blogspot.com

Nenhum comentário: