quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Software Blade


Software Blade

O termo Blade em tecnologia da informação está muito difundido quando o assunto é hardware, com essa tecnologia é possível agrupar servidores (ou lâminas) em uma única caixa para compartilhar recursos comuns como por exemplo: fontes de alimentação, interfaces de rede redundante entre outros.

Na maioria dos casos, os Blade Servers são compostos por um chassi com duas ou mais fontes de alimentação, um ou mais switches internos e um grupo de slots para a inserção das lâminas de CPU (que são os servidores propriamente ditos). Neste formato os servidores (ou lâminas) compartilham entre si os recursos presentes no CHASSI, resultando em um melhor aproveitamento de espaço físico, menor consumo de energia e facilidade para gerenciar.

Agora, traçando um paralelo entre Blade Servers e Software Blade, temos no lugar do CHASSI uma arquitetura de software base (ou framework), já as lâminas são representadas por módulos de software que se integram e assim como nos Blade Servers compartilham os recursos providos pelo framework.

Feito este paralelo entre Software Blade e Blade Servers vamos entender como essa tecnologia inovadora em desenvolvimento de software est á implementada no novo OMNE smartWEB.

A BRconnection é pioneira na implementação desse novo conceito em soluções para segurança da informação e gestão de políticas para otimizar o uso da Internet.

O chassi é a plataforma OMNE (composta pelo Sistema Operacional EOS e um framework que permite modularizar as soluções), já as lâminas de software que podem ser acoplados são os módulos de software, no caso do OMNE smartWEB temos 3 módulos integrados que compartilham recursos como: alta disponibilidade, cluster, usuários, grupos, objetos, integridade de relatórios dentre muitos outros.

Outro grande diferencial é a forma adotada pela BRconnection para implementação dessa nova tecnologia que possibilita a instalação dos módulos em um único servidor bem como distribuir os módulos em “n” servidores sem que haja a descentralização do gerenciamento, ou seja, o administrador gerencia através de uma única interface.

A tecnologia Software Blade implementada no OMNE smartWEB prolonga a vida útil de hardwares alocados para missão de garantir o uso produtivo e seguro da Internet porque quando a demanda aumenta basta adicionar um novo hardware para complementar o processamento, isso permite usar o hardware existente e adquirir um novo que precisa apenas complementar a capacidade processamento, isso se traduz em economia já que a aquisição de um único hardware capaz de suportar toda a demanda é muito mais onerosa.

http://www.brc.com.br

Nenhum comentário: