terça-feira, 20 de outubro de 2009

MSN no trabalho? Pode ou não pode?

Este tema leva vários empresários e gerentes de TI a loucura, se eu libero eu corro um risco imensurável pois qualquer inciante no mundo da informática sabe que o uso deste "inofensível" programa pode causar, desde bugs de segurança do próprio produto, invasão de softwares piratas e malwares ou evasão de informação através dos recursos de transferência de arquivos até obviamente o uso indiscriminado do link aliado a "vagabundagem virtual" em pleno expediente.

Bom, por outro lado, estamos perdendo a eficácia de um comunicador em tempo real que praticamente tomou conta do mundo, redução drástica nos custos de telefonia, vantagem de poder abrir mais um precioso canal de comunicação com seus clientes entre outras facetas do MSN.

Que tal então unir o melhor dos MUNDOS? É possível?

A resposta felizmente é um sonoro SIM!!

A BRconnection tem o Messenger Policy que permite controlar e tornar mais inteligente o uso do MSN. Ele oferece diversos recursos para impedir que comunicadores instantâneos sejam utilizados de forma recreativa e/ou para prejudicar a segurança, a integridade e aconfidencialidade dos dados da empresa usuária. Após sua instalação, todas as mensagens trocadas passarão pelo crivo do messengerPOLICY, onde serão tratadas de acordo com as políticas de uso definidas pelo administrador.

O administrador pode criar um ambiente totalmente corporativo para o MSN sem a possibilidade de comunicação externa por exemplo, ou ser mais liberal, abrir a comunicação externa para todos ou para um grupo, e pode liberar tranquilamente, pois todas as mensagens serão literalmente LOGADAS no banco de dados, porém o mais interessante da ferramenta é controlar efetivamente todos os recursos do MSN, por exemplo, eu recomendo que somente seja liberado o recurso deCHAT, evitando todos os desconfortos do MSN citados no parágrafo anterior.

E tem mais, podemos e devemos fechar todas as contas particulares dos colaboradores, pois com uma única regra no Messenger Policycriamos uma barreira para qualquer endereço de MSN que não seja o próprio e-mail de trabalho, por exemplo, na BRconnection somente contas fulano@brc.com.br passam pelo Messenger Policy, com isso se a empresa adota a política de uso dos recursos da internet para uso estritamente profissional, com seus colaboradores devidamente orientados a esta realidade, a empresa ganha um aliado sem precedentes no mundo da nova era da comunicação on-line.

O sonho vira realidade pois todas as mensagens serão devidamente registradas, e vou confessar, que sonho bom pois eu não aguento mais ler e-mails intermináveis e o MSN é muito mais rápido e objetivo por isso considero-o um recurso indispensável para qualquer empresa.

Para saber mais do Messenger Policy acesse: http://www.brc.com.br/

Texto e publicação: Marcelo Negrão Casetta

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante esse assunto,as pessoas não sabem usar a liberdade concebida com bom criterios,levando a empresas a duas opções,ou ter msn na empresa mas policiando tudo,ou não ter...
Mas se não tem,os funcionarios arrumam outra maneira....
Acho que a tecnologia tem que ser bem usada,e com regras..do contrario só sera mal usada.
abraços Sol