segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FILTRO DE CONTEÚDO PROTEGE DADOS E PREVINE MAU USO DA INTERNET

A internet já é uma ferramenta imprescindível no cotidiano de empresas de todos os segmentos. Através da rede, o acesso a informações e os processos de comunicação são mais fáceis e ágeis. Porém todas essas vantagens costumam esbarrar em uma um dilema: como evitar que a internet se torne uma inimiga do trabalho?

Estudos revelam que o acesso em banda larga pode levar um usuário a desperdiçar até 20% do seu tempo produtivo acessando conteúdo para fins pessoais. O mau uso desta ferramenta também é responsável pelo aumento da vulnerabilidade aos vírus, trojans e outras ameaças. Pesquisas recentes apontam um crescimento de 300% no número de malwares de 2007 para 2008.

O smartWEB® Enterprise é um filtro de conteúdo inteligente que impede o acesso a sites considerados inapropriados ou potencialmente perigosos para as corporações. A solução foi criada pela brasileira BRconnection® e atua como um filtro preventivo. “Ainda existe a idéia de que a segurança na internet se limita ao antivírus e o firewall. Eles são indispensáveis, porém, não garantem sozinhos a segurança dos dados e da navegação dentro da empresa”, afirma o diretor da BRC, Francisco Odorino Pinheiro Neto.

A BRconnection® possui hoje cadastrados em sua base cerca de 19 milhões de sites considerados perigosos para a navegação, catalogados em 87 categorias como: sex, jogos, notícias, entre outros. “O colaborador que acessa um desses sites traz para a empresa malwares sem mesmo precisar clicar em algum link executável, e isso não pode ser barrado pelo antivírus ou firewall”, explica Neto. A saída, que não é proibitiva, é gerenciar o acesso a esses sites maliciosos através do Filtro de Conteúdo.

Para as pequenas e micro empresas, que acreditam não estar na mira dos hackers, um alerta: “a grande parte dos ataques às redes acontecem por descuidos da empresa, no caso de sites, é o usuário que se autoinfecta, ou seja, o hacker somente tem o trabalho de criar o malware. Quem faz o ataque funcionar é o internauta”, explica Neto.

Comparado com os prejuízos causados para remediar os danos causados pelo mau uso, os investimentos em segurança preventiva, como o filtros de conteúdo smartWEB® é plenamente acessível se comparado ao prejuízo que pode ser evitado. Para uma empresa de 10 usuários com acesso à internet, por exemplo, o filtro tem o custo médio de R$ 54 ao mês. Enquanto isso, uma pesquisa da McAfee aponta que o roubo de dados e cibercrimes custaram às empresas, em todo o mundo, cerca de US$ 1 trilhão.

Sobre o smartWEB® - BRconnection® (www.omnesmartweb.com.br)
O smartWEB® gerencia e controla o uso da internet nos ambientes corporativos, impedindo o acesso dos funcionários a sites considerados inapropriados ou potencialmente perigosos para a empresa. Na prática, a adoção do filtro de conteúdo permite a proteção pró-ativa contra ameaças da internet, flexibilidade de adequação a realidade da empresa e redução de custos.

Nenhum comentário: