segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aprendendo com quem inventou a roda.


O livro "The Design and Implementation of the 4.4BSD" tem como um dos autores nada menos que o Marshall Kirk McKusick e deve fazer parte dos livros de cabeceira de todos que pretendem saber tudo sobre UNIX.
Ele trata dos mesmos assuntos que livro do Tanenbaum "Sistemas Operacionais - Projeto e Implementação" porém focado ao BSD. Isso não significa que esse livro só sirva para quem quer aprender BSD, muitos dos conceitos descritos nesse livro aplica-se para outras derivações de UNIX.
Além dos capítulos técnicos de implementação, o capítulo introdutório que trata da história do UNIX e sua cronologia não deve ser pulado se você realmente deseja ser um conhecedor no assunto.

A leitura do livro citado do Tanenbaum é indispensável para se aprofundar nos recursos do UNIX, pois o livro 4.4BSD trata esses recursos imaginando que o leitor já os conhece focando apenas nas implementações em BSD.

Uma informação muito importante é que o BEASTIE (o diabinho) da capa do livro foi desenhado por John Lasseter ( do Walt Disney/Pixar) o mesmo produtor de "Toy Story". rsrs

[ ] 's

Edison Figueira Junior

Nenhum comentário: